Um dos maiores corredores ecológicos do Brasil, em plena Mata Atlântica, no Sul da Bahia, com uma área de cerca de três mil hectares, está sendo formado pela Michelin, permitindo que a fauna e a flora da região possam se restabelecer por completo no local.
Apoiado por ambientalistas e entidades de defesa do meio ambiente, o esforço da empresa para preservar a área é parte do projeto mundial Desempenho e Responsabilidade Michelin, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
No sul da Bahia está localizada uma das duas plantações de seringueiras que a Michelin possui no país – a outra está no município de Itiquira, em Mato Grosso – que além da produção de borracha, realiza estudos de combate ao fungo que ataca as seringueiras, o Microcyclus ulei, em moderno Centro de Pesquisas instalado na área.
(Trilha das Andorinhas - Parque Michelin)
Novo espaço da Cachoeira da Pancada Grande
Integrada à área do corredor ecológico, a Cachoeira da Pancada Grande é um dos pontos de referência da região. Junto com a Prefeitura de Ituberá (BA), a Michelin revitalizou o espaço da cachoeira, onde a população local e turistas podem fazer caminhadas e contemplar a natureza com infra-estrutura e informações detalhadas sobre a região.
Com a revitalização, o novo espaço conta com um estacionamento para mais de 100 automóveis, a sinalização de toda a área, a criação do Centro -Michelin de Referência Ambiental, a restauração da escada lateral da cachoeira, a construção de duas pequenas plataformas para observação, o encascalhamento das estradas de acesso, além de novo paisagismo.
(Cachoeira da Pancada Grande)
O novo espaço, localizado em área das Plantações Michelin da Bahia, deverá provocar um aumento do fluxo de turistas no local, além de atender a população da região. A Michelin e a Prefeitura de Ituberá pretendem transformar o Espaço da Cachoeira de Pancada Grande numa referência de Ecoturismo e despertar a consciência da população para a importância da preservação -ambiental e da convivência harmoniosa entre o Homem e a Natureza.
Centro Michelin de Referência Ambiental
Ao lado da Cachoeira, foi restaurada a casa de máquinas de uma antiga -usina hidrelétrica que funcionava no local. Ali foi montado o Centro Michelin de Referência Ambiental, um local para cursos e palestras relacionados à proteção do meio ambiente. Este espaço também será utilizado para a realização de oficinas com grupo de adolescentes voluntários das Plantações Michelin da Bahia, que desenvolverão seus talentos e aptidões a serviço da comunidade. -Todos estarão sob a responsabilidade do Programa de Formação de Adolescentes Voluntários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário