terça-feira, 18 de outubro de 2011

PARQUE MICHELIN

Michelin preserva Mata Atlântica e revitaliza área no sul da Bahia


Um dos maiores corredores ecológicos do Brasil, em plena Mata Atlântica, no Sul da Bahia, com uma área de cerca de três mil hectares, está sendo formado pela Michelin, permitindo que a fauna e a flora da região possam se restabelecer por completo no local.
Apoiado por ambientalistas e entidades de defesa do meio ambiente, o esforço da empresa para preservar a área é parte do projeto mundial Desempenho e Responsabilidade Michelin, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

                                                         



No sul da Bahia está localizada uma das duas plantações de seringueiras que a Michelin possui no país – a outra está no município de Itiquira, em Mato Grosso – que além da produção de borracha, realiza estudos de combate ao fungo que ataca as seringueiras, o Microcyclus ulei, em moderno Centro de Pesquisas instalado na área.
(Trilha das Andorinhas - Parque Michelin)

Para Edouard Michelin, CEO do Grupo Michelin, o projeto está totalmente enraizado nos valores da empresa. “Não se pode reduzir a definição da empresa à sua dimensão econômica. Só garantiremos o futuro da humanidade se não nos esquecermos da qualidade de vida e da responsabilidade com o meio ambiente”.
Novo espaço da Cachoeira da Pancada Grande
Integrada à área do corredor ecológico, a Cachoeira da Pancada Grande é um dos pontos de referência da região. Junto com a Prefeitura de Ituberá (BA), a Michelin revitalizou o espaço da cachoeira, onde a população local e turistas podem fazer caminhadas e contemplar a natureza com infra-estrutura e informações detalhadas sobre a região.
Com a revitalização, o novo espaço conta com um estacionamento para mais de 100 automóveis, a sinalização de toda a área, a criação do Centro -Michelin de Referência Ambiental, a restauração da escada lateral da cachoeira, a construção de duas pequenas plataformas para observação, o encascalhamento das estradas de acesso, além de novo paisagismo.
(Cachoeira da Pancada Grande)

O novo espaço, localizado em área das Plantações Michelin da Bahia, deverá provocar um aumento do fluxo de turistas no local, além de atender a população da região. A Michelin e a Prefeitura de Ituberá pretendem transformar o Espaço da Cachoeira de Pancada Grande numa referência de Ecoturismo e despertar a consciência da população para a importância da preservação -ambiental e da convivência harmoniosa entre o Homem e a Natureza.
Centro Michelin de Referência Ambiental

Ao lado da Cachoeira, foi restaurada a casa de máquinas de uma antiga -usina hidrelétrica que funcionava no local. Ali foi montado o Centro Michelin de Referência Ambiental, um local para cursos e palestras relacionados à proteção do meio ambiente. Este espaço também será utilizado para a realização de oficinas com grupo de adolescentes voluntários das Plantações Michelin da Bahia, que desenvolverão seus talentos e aptidões a serviço da comunidade. -Todos estarão sob a responsabilidade do Programa de Formação de Adolescentes Voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário